'Energy Cycle Edge' é a continuação do jogo 'Energy Cycle'. A ideia principal é a mesma: ao ativar cada célula no campo de jogo, esta altera as cores da célula e de qualquer outra célula numa linha reta. Cada célula alterna entre três cores diferentes, e a tua tarefa é fazer com que todas combinem com a mesma cor. Em 'Energy Cycle Edge', a maior parte dos puzzles são tridimensional, portanto tens de monitorizar as alterações de cores dentro de várias camadas ligadas, adicionando uma nova faceta à jogabilidade reconhecida.