Em Nemesis, o jogador poderá decidir o destino de uma galáxia instável. Adicionando ferramentas de espionagem e um caminho ao poder como Supervisor Galáctico para combater crises – ou a opção ameaçadora de SER a crise – Nemesis dá ferramentas mais poderosas já disponibilizadas em Stellaris. Nemesis inclui: Torne-se a crise: você é o fogo que se alastra pela galáxia, ameaçando a própria existência. Se o restante da galáxia não puder detê-lo a tempo, seu poder poderá acabar com toda a existência! Supervisor Galáctico: cabe a você fazer campanha para que a Comunidade Galáctica o declare como Supervisor, lhe concedendo poderes emergenciais para combater a crise. Quando for contida, você pode optar por abdicar dos poderes... ou mantê-los e formar um novo Império Galáctico. Espionagem: use ferramentas para espionar seus inimigos (ou amigos). Envie emissários para liderar operações secretas e de contrainteligência além das fronteiras inimigas. Novo conjunto de naves. Novas músicas.