Metal Black é um jogo em 2D, originalmente lançado pela Taito em 1991 como um jogo de deslocação horizontal para arcade. Este jogo é uma reprodução da versão para consolas domésticas lançada pela Ving em 1996. ◆ Melhorias Sobe o nível do teu raio apanhando as melhorias que flutuam no ecrã, chamadas NEWALONE (moléculas redondas vermelhas, azuis e amarelas). Há cinco níveis (o mais alto é MÁX) disponíveis para os teus tiros. Quando a barra do raio está cheia, podes usar ataques de raio com energia. No entanto, a barra esvazia-se cada vez que usas estes ataques, e quando estiver vazia deixas de os poder usar. Existem dois tipos de ataques de raio com energia. ・Focused Beam: Realiza um ataque concentrado à frente enquanto o botão de tiro de energia é pressionado. Quando a barra do raio está no máximo, dispara lasers MÁX. ・Release Beam: Quando o nível da barra do raio está em MÁX, pressiona o botão de tiro de energia para disparares um ataque que tira dano a todos os inimigos. O boss de cada nível também lança ataques de raio com energia. Quando o raio da tua nave colide com o raio do boss, a interferência forma uma bola de energia gigantesca que se move do lado com a barra mais alta para o lado com a barra mais baixa. ◆ Funções e opções convenientes disponíveis apenas em S-Tribute ・Rewind Rebobina o teu jogo até um certo período de tempo e recomeça de onde paraste. ・Gravação/Carregamento Rápido Grava o progresso do teu jogo a qualquer altura. ・Classificações Online Troca para o modo de classificações online através das configurações para introduzires a tua pontuação nas tabelas de classificação online e comparares o teu desempenho com o de outros jogadores. ・Créditos Ilimitados Podes desativar o limite no número de continues, o que te permite tentares novamente as vezes que quiseres. ・Escolha de Nível O jogo pode ser iniciado a partir de qualquer nível. ・Linhas de Varrimento Imita os nostálgicos monitores CRT. ◆S-TRIBUTE Reedições de clássicos produzidos e desenvolvidos pela City Connection com a Zebra Engine durante a era da Saturn. Joga uma variedade de títulos com controlos melhorados e novas funcionalidades.