SAND: Raiders of Sophie é um jogo de tiro e extração JxJxA em mundo aberto em que os jogadores operam máquinas ambulantes gigantes por dunas pós-apocalípticas em um planeta desolado. Lute contra jogadores rivais, explore, saqueie e extraia recursos valiosos num mundo hostil e em constante mudança. Para conseguir percorrer esse planeta árido e perigoso, você criará e mobilizará Calcadores, bases ambulantes gigantescas que protegerão você dos elementos, defenderão você e seus saques contra outros jogadores e destruirão tudo que atrapalhe sua busca pelo título de pirata mais famigerado das dunas! Construa, personalize e comande máquinas gigantes. Os Calcadores, que você pode construir do zero e são sua companhia mais leal, agem como meio de transporte, base e depósito principais, proteção contra os elementos e como a arma mais formidável. Combate emocionante de JxJxA em primeira pessoa. Monte uma equipe com um grupo de amigos ou entre por conta própria no mundo para disputar contra outros jogadores e contra os ex-habitantes zumbis desse planeta hostil. Use diversas armas num combate frenético em primeiro pessoa, ou arme e fortifique seu calcador e participe de combates colossais nas dunas de Sophie. Explore uma civilização perdida, saqueie e extraia. As ruínas das cidades de Sophie guardam riquezas inimagináveis, mas o perigo vive à espreita. Percorra o mundo, explore as ruas, monumentos e destroços abandonados, recupere espólios, armas e recursos valiosos e enfrente piratas rivais antes de extrair seus saques.