A C40-8W foi produzida entre 1989 e 1994. A GE construiu 847 destas locomotivas a diesel de 6 eixos (C-C) e 4.000 cv, uma evolução da sua linha de locomotivas avançada que arrancou com a série "Dash 7". Visualmente, a C40-8W destaca-se por usar a bonita "Cabine de Segurança Norte-americana". A CSX foi um dos maiores clientes da C40-8W, tendo adquirido 268 unidades entre 1991 e 1993. A aquisição da Conrail pela CSX trouxe consigo mais unidades da C40-8W, elevando a frota desse modelo acima das 300 unidades. Uma locomotiva poderosa e versátil, a C40-8W pode ser encontrada numa série de funções distintas, desde transportes pesados a carga variada e rápidos intermodais. A CSX C40-8W com o esquema de cores YN2 é altamente detalhada, com controlos e performance realistas, perfeitamente adaptada para operar no Sand Patch Grade.