Acordando em 'Aberração', um ARK abandonado, mal funcionando com um elaborado sistema de biomas subterrâneos, sobreviventes enfrentam novos desafios exóticos ao contrário de antes: radiação extrema da luz solar e perigos do meio ambiente, tirolesas, trajes de asas, equipamentos de escalada, casas em cavernas, baterias recarregáveis, e muito mais, juntamente com um estábulo de novas criaturas extraordinárias aguardam dentro das profundidades misteriosas. Mas cuidado com o 'Nameless': implacável, humanoides infundidos com Elemento que evoluíram para monstruosidades viciosas que odeiam a luz! Em Aberração, os sobreviventes descobrirão os últimos segredos de ARK, e descobrirão o que o futuro aguarda para quem é forte e inteligente o suficiente para sobreviver!